contato@jorgevalente.com.br

Enfarte sem sintoma é mais comum em mulheres

sábado, 25 de fevereiro de 2012

As mulheres, especialmente as jovens, são mais propensas que os homens a procurar hospitais sem sentir dor ou incômodos no peito após um enfarte e também têm mais chance de morrer que os homens na mesma faixa etária, mostra um novo estudo americano, publicado Journal of the American Medical Association. 

"É possível que elas sequer saibam que estão sofrendo um ataque cardíaco", disse John Canto, da Watson Clinic, em Lakeland, Florida, um dos autores do estudo. Canto e seus colegas analisaram os antecedentes médicos de uma base de dados nacional de pacientes com ataques cardíacos entre 1994 e 2006, incluindo cerca de 1,1 milhão de pessoas tratadas em 2 mil hospitais.

Os cientistas descobriram que 31% dos homens e 42% das mulheres não apresentaram dor ou mal-estar no peito. Segundo Canto, os dados desafiam a noção de que o mal-estar e a dor no peito deveriam ser considerados os "sintomas-chave" para todos os pacientes com ataques cardíacos. 

As mulheres de 45 anos corriam 30% mais riscos que os homens da mesma idade de ter um enfarte sem apresentar dor no peito. O número cai para 25% na faixa entre 45 e 65 anos e a diferença desaparece após os 75 anos. / REUTERS