contato@jorgevalente.com.br

Reposição hormonal em mulheres: saúde e disposição em qualquer idade

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Link: http://www.digasalvador.com.br/noticia_sel.php?id=16600


Se não é possível conter a passagem do tempo, a medicina tem provado que deixar que ela passe sem levar consigo a disposição, a saúde e a feminilidade da mulher. O tratamento de reposição hormonal para as mulheres que atingem a menopausa não é nenhuma novidade, mas, ainda assim causa polêmica. Ainda há quem pense que o uso de hormônios pode trazer consequências negativas para a saúde, mas a prática tem provado que o uso de medicações e técnicas adequadas só traz qualidade de vida para as mulheres.

Uma destas técnicas é a utilização de implantes que são nada mais que veículos para a administração dos hormônios. Apesar de ser apenas uma alternativa para o tratamento hormonal por via oral, o ginecologista Jorge Valente pontua que existem grandes vantagens na escolha do implante. “Há uma redução nos efeitos colaterais como gastrite, interação com outras drogas utilizadas pela paciente, enjôo, risco de aumento de pressão arterial. Além disso, evita o esquecimento de tomar a medicação”, enfatiza o especialista. O implante ainda assegura o uso de hormônios que não existem para uso por via oral, e proporciona que as doses sejam individualizadas, ou seja, adaptadas a cada paciente.

TESTOSTERONA - Outro avanço no tratamento de reposição hormonal são as medicações utilizadas. “Hoje, utilizamos hormônios bioidenticos, que são similares aos do corpo humano, o que reduz efeitos colaterais”, explica o médico. A testosterona é um dos hormônios que tem sido amplamente utilizados para o tratamento de reposição hormonal. O hormônio masculino, utilizado em doses adequadas, melhora a libido feminina, a musculatura e a massa óssea, reduzindo risco de osteoporose.

Valente ressalta que a testosterona contribui para a melhora do humor e da disposição, contribuindo para vencer quadros de depressão e instabilidade de humor, comuns na menopausa.

CUIDADOS – A utilização de testosterona bioidentica e na dose adequada são os cuidados necessários para o tratamento com este hormônio nas mulheres. “Existem efeitos colaterais que podem ser observados quando estes cuidados não são observados, como aumento dos pelos, voz grossa, aumento do clitóris e da oleosidade de pele e cabelos”, sublinha Valente.