contato@jorgevalente.com.br

Rápidos e eficientes

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um minuto de exercício intenso por dia, trêsvezes por semana, seria suficiente para prevenir o aparecimento da diabetes tipo2, associada ao sedentarismo e à obesidade? Dito assim, fica difícil resistir.Foi para facilitar a adesão dos indivíduos que não conseguem achar tempo para aatividade física que o pesquisador Neils Vollaard, da Universidade de Bath, naInglaterra, uniu-se a cientistas de outras escolas para desenhar um programasingular e muito rápido de exercícios orientado para a prevenção da enfermidade.

No modelo, a indicação é pedalar comintensidade em três arrancadas de 20 segundos cada uma por dia. A prática deveser repetida semanalmente, três vezes. “Isto é suficiente para reduzir osníveis de glicose no sangue e melhorar a função da insulina (hormônio que levao açúcar para dentro das células), o que é importante para a prevenção dadoença”, disse Vollaard à ISTOÉ. Na verdade, além do período de exercíciointenso, cada sessão envolve alguns minutos de aquecimento e, ao final,movimentos de alongamento. Mas ainda assim o programa de Vollaard não toma maisde dez minutos por dia e, no total, 30 por semana.

Para chegar a essa conclusão, Vollaard submeteu15 voluntários saudáveis a três sessões breves de exercícios por seis semanas.Na primeira fase, as arrancadas foram de dez segundos, subindo para 15 segundosna segunda e terceira semanas até chegar a 20 segundos nas três derradeiras. Emtodas essas situações, o batimento cardíaco dos voluntários foi controlado paranão superar 90% da frequência cardíaca máxima de cada um. “Um programa deexercícios com a inclusão de arrancadas breves e de ritmo intenso permitereduzir substancialmente o tempo e esforço necessários para alcançar benefíciosde saúde”, disse Vollaard. “Mas isso é completamente novo e por enquanto só foifeito em laboratório.” O trabalho foi publicado na última edição da revistacientífica Journal of Applied Physiology. 

Atualmente, a orientação repetida aos pacientes emrisco de diabetes ou acometidos pela doença é reservar 150 minutos semanaispara uma atividade física moderada, o que equivale a 30 minutos por dia, cincovezes por semana. No entanto, um levantamento mencionado pelo pesquisadorVollaard indica que cerca de 66% do público-alvo não atinge essa recomendação.A justificativa mais frequente para a falha é a falta de tempo.

O endocrinologista Alfredo Halpern, de SãoPaulo, considera o novo modelo bastante interessante. “Mas sugiro que ospacientes façam uma avaliação coronariana antes de pedalar intensivamente. Seforem liberados pelo cardiologista, podem experimentar o método”, diz Halpern,professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele lembraque, para emagrecer, a carga de atividade deve ser maior. “É necessário pelomenos uma hora de atividade moderada, quatro vezes por semana.”

A explicação para os efeitos positivos do modeloestudado por Vollard é o maior gasto do glicogênio armazenado nos músculosdurante os ciclos de arrancada. Glicogênio é um açúcar guardado no músculo,usado principalmente durante o exercício. Submetidas a um exercício rápido eintenso, as células musculares queimam seus estoques e precisam buscar maisaçúcar do sangue para repor as reservas. Isso facilita também o trabalho dainsulina, que é levar a glicose (a forma do açúcar no sangue) para dentro dascélulas.

Pesquisadores da Universidade de Exeterdescobriram mais uma aplicação surpreendentemente útil da atividade físicarápida. O cientista inglês Adrian Taylor constatou que caminhadas de 15 minutossão eficientes para reduzir pela metade a quantidade de chocolate consumida portrabalhadores, mesmo em condições estressantes. O estudo avaliou 78 comedoresregulares de chocolate. “A ação positiva da caminhada é reduzir manifestaçõesdo estresse, entre elas a tendência de comer doces e comidas altamentecalóricas”, disse Taylor à ISTOÉ. Outros estudos recentes mostram também que acaminhada leve pode ter efeitos cumulativos, aumentando a proteção do organismocontra infecções respiratórias.