contato@jorgevalente.com.br

Por que o peso volta?

sábado, 4 de fevereiro de 2012

As pesquisas mostram que três de cada dezpessoas que fazem regime pela internet já tentaram perder peso antes, usandooutro método, e voltaram a engordar. O problema é velho conhecido de gordinhos,médicos e nutricionistas – e é investigado por cientistas do mundo todo. Com aperda de peso, o corpo engendra reações para recuperar a gordura que ele achanecessário manter. “A explicação mais lógica é que pressões evolucionáriasselecionaram genes que fazem nosso corpo lutar para manter a gordura”, afirma oendocrinologista americano Michael Rosenbaum, pesquisador da UniversidadeColúmbia. “Isso nos tornou mais resistentes a períodos de escassez e aumentounossas chances de sobrevivência.” Estudos recentes sugerem que o fenômeno podeser resultado também de transformações causadas pela obesidade.

A descoberta mais recente foi anunciada na ediçãodeste mês do The Journal of Clinical Investigation. Dois grupos depesquisadores concluíram que a obe-sidade modifica uma região do cérebrochamada hipotálamo. Entre outras funções, ela é fundamental no controle doconsumo e gasto de calorias. Os pesqui-sadores da Universidade de Washington edo Beth Israel Deaconess Medical Center, ambos nos Estados Unidos, descobriramque áreas específicas do hipotá-lamo ficam inflamadas depois que pessoas eanimais são submetidos a uma dieta rica em gordura. A capacidade de gerar novascélulas nessa região também é afetada. Isso provoca problemas no funcionamentodesse circuito cerebral. Esses danos podem explicar por que os quilos a maiscontinuam a voltar depois da dieta. “É possível que se forme uma espécie decicatriz no hipotálamo, que tornaria as transformações no metabolismoirreversíveis”, diz o endocrinologista americano Michael Schwartz, autor de umadas pesquisas.

Em outubro, o médico australiano Joseph Proiettopublicou um estudo mostrando que, depois da dieta, os níveis dos hormônios queregulam a fome e a saciedade haviam mudado para pior em 50 pacientes que tinhamemagrecido. A substância que estimula a fome aumentara no organismo, enquanto ados hormônios da saciedade tinha diminuído. O organismo dos ex-gordinhos osestimulava a comer mais do que antes de começar a dieta. “Essas pessoasprecisam aprender a não se sentir culpadas por ganhar os quilos extrasnovamente“, diz Proietto.

Os novos estudos sugerem que quem já foi obesoprecisará lutar mais contra a balança. Médicos que acompanham um grupo de 10mil ex-gordinhos americanos que conseguiram manter o novo peso descobriram queo segredo deles é simplesmente comer menos que as outras pessoas – entre 50 e300 calorias diárias a menos. Os pesquisadores Rudolph Leibel e MichaelRosenbaum, da Universidade Colúmbia, chegaram a uma conclusão semelhante.Pacientes que perderam peso e mantiveram a silhueta esbelta tinham de comer,diariamente, entre 250 e 400 calorias a menos que pessoas que nunca foramgordas. A dose de exercício também precisa ser maior. Estudos sugerem que osmúsculos de quem já foi obeso se contraem mais devagar e gastam menos energia.Isso significa que as atividades físicas consomem até 50% menos calorias.

As pesquisas parecem desanimadoras, mas trazemum conhecimento importante para terminar com o vaivém constante dos quilosextras, chama-do de efeito sanfona. O recado é que manter-se magro exigiráesforço extra e duradouro. A internet, com ferramentas de emagrecimento aoalcance de um clique, pode ser uma arma valiosa nessa batalha.