contato@jorgevalente.com.br

Menopausa

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que é?

A menopausa é o período da vida da mulher após um ano da
última menstruação natural
O período que antecede e esta última menstruação é chamado de climatério, e é a fase na qual os ovários deixam de produzir os hormônios estregênios e progestógeno, até deixarem de funcionar. Não se trata de uma doença, mas sim de um estágio de vida da mulher. Os problemas que muitas mulheres enfretam nesta fase são decorrência de uma série de modificações no organismo que podem predispor ou agravar o aparecimento de várias doenças. O estrogênio é o hormônio natural e básico da mulher. A falta dele causa as ondas de calor ou fogachos, a diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga, além da secura vaginal, que acaba por afetar o desejo sexual. Com a falta de estrogênio, a mulher também pode vir a sofrer de irritabilidade ou depressão. As mulheres na menopausa têm uma chance maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares. O estrogênio também é responsável pela fixação do cálcio nos ossos, motivo pelo qual muitas mulheres desenvolvem osteoporose após a menopausa.

Sintomas:

Nem todas as mulheres apresentam sintomas durante o climatério, mas muitas delas sentem desconfortos como ondas de calor, suores noturnos, insônia, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e memória.

Tratamento:

A reposição hormonal tem sido utilizada como alternativa para proporcionar às mulheres com problemas associados à menopausa uma maior qualidade de vida, mantendo a saúde física, mental e sexual. O tratamento, porém, deve ser individualizado, baseado em uma avaliação cuidadosa da paciente, que deve ainda participar com seu médico das escolhas, ao ser informada das vantagens e riscos existentes no seu tratamento. Não existe uma idade fixa para ser iniciado o tratamento de reposição hormonal, mas o ideal é que seja feito entre os 40 e 45 anos. As pacientes nesta faixa etária devem ser avaliadas em relação às dosagens hormonais ou, caso apresentem sintomas pertinentes à menopausa, independente da idade.