Exercício físico pode ajudar contra insônia
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Controlar a insônia com sonífero pode ser fácil, mas não é saudável nem seguro, principalmente quando a droga é usada por muito tempo.
Exercícios físicos praticados diariamente fortalecem o coração e podem ser considerados uma alternativa salutar para o tratamento da insônia crônica.
Estudo de Giselle Soares Passos e colaboradores da Unifesp (Departamento de Psicobiologia) e da Universidade Federal de Goiás (curso de educação física), publicado na revista "Clinics", relata que o exercício físico ajuda nos distúrbios do sono e é eficaz contra insônia crônica.
Os autores afirmam no trabalho que o exercício físico tem sucesso similar ao dos hipnóticos (medicamentos que provocam sono).
Tanto os exercícios aeróbicos (como a corrida) quanto os resistidos (com pesos) melhoram o sono e diminuem a depressão em idosos.
E não há diferença significativa se a atividade física for realizada pela manhã ou no fim da tarde, por exemplo.
Uma das explicações para a melhora do sono estaria relacionada à redução da ansiedade. Outra relaciona o esforço físico ao aumento da serotonina cerebral.
Idosos portadores de insônia crônica que realizaram exercícios de quatro meses a 12 meses passaram a adormecer rapidamente devido à redução de tempo entre o estado de vigília e o sono.
E, com a melhora do sono, melhorou também, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.